person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Libertadores e Sul-Americana só poderão ter times da primeira divisão em 2020, determina Conmebol

Requisitos de elegibilidade para as Copas foram divulgados nesta terça pela entidade máxima do futebol no continente

Caso o campeão da Copa do Brasil 2019 seja rebaixado no Campeonato Brasileiro 2019, ele será impedido de jogar a Libertadores | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta terça-feira os requisitos de elegibilidade para as Copas Libertadores e Sul-Americana em 2020. Entre os cinco quesitos impostos pela Direção de Competições de Clubes da instituição está a necessidade da equipe disputar o torneio nacional de sua Associação Membro na principal divisão. A partir de agora, os times precisam estar na série A dos seus respectivos campeonatos para jogaram as competições.

Desta maneira, se o campeão da Copa do Brasil 2019 for rebaixado no Brasileirão 2019, ele será impedido de jogar a Libertadores na próxima temporada. Além disso, Paysandu e Juventude, próximos adversários de Inter e Grêmio na Copa do Brasil, não conquistarão a vaga caso vençam o torneio, uma vez que estão na terceira divisão e podem subir, no máximo, à Série B no próximo ano.

Além deste requerimento, a entidade determina que o participante se qualifique para a competição por mérito esportivo e não esteja cumprindo uma sanção ou suspensão que, na opinião da Conmebol, o impeça de participar das competições. Também precisa obter a licença de Clube da Conmebol emitida por sua Associação Membro (CBF, para o Brasil) e apresentar a Carta de Conformidade e Compromisso no devido tempo e forma.

Correio do Povo