person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Alison dos Santos conquista bronze em prova de outro planeta nos 400m com barreira

Norueguês Warholm patrolou o recorde mundial para levar o ouro em Tóquio

Brasileiro é o terceiro mais rápido da história na prova | Foto: Andrej Isakovic / AFP / CP

Uma prova de outro planeta marcou a medalha do Brasil no atletismo, nesta terça-feira em Tóquio. Alison dos Santos conquistou o bronze nos 400 metros com barreiras, numa corrida marcada pelo recorde mundial alienígena do norueguês Karsten Warholm. Ele cravou 45s94 para levar o ouro e derrubar a melhor marca da história em quase oito décimos de segundo.

A prata ficou com o norte-americano Rai Benjamin, que também teria sido recordista, com 46s17. Alison superou Kyron McMaster e Abderrahman Samba para cruzar em terceiro. Ele detonou o recorde sul-americano e se estabeleceu como terceiro melhor atleta da prova na história, com 46s72. Com exceção do italiano Alessandro Sibilio, todos os competidores da final bateram recordes nacionais.

Desde Seul 1988, com Joaquim Cruz (prata nos 800 metros) e Robson Caetano (bronze nos 200 metros), o atletismo brasileiro não conquistava uma medalha em provas individuais de pistas. Nesse meio tempo, é verdade, representantes do revezamento, da maratona e dos saltos também fizeram bonito.

Ao se classificar para a final, Piu, como também é conhecido, havia previsto que a disputa pela medalha seria muito dura. Dos oito classificados, sete estavam entre os oito melhores do ranking e três já havia corrido a prova esse ano abaixo dos 47s (Warholm, Benjamin e Samba), ele mesmo havia feito 47s31, o segundo melhor tempo geral, apenas 0s01 atrás do norueguês.

Correio do Povo