person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

COI afirma "acompanhar de perto" acusações de compras de voto pela Rio 2016

Thomas Bach desembarcou no Peru para assinatura das sedes de 2024 e 2028

Thomas Bach desembarcou no Peru para assinatura das sedes de 2024 e 2028 | Foto: Cris Bouroncle / AFP / CP
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, garantiu nesta quinta-feira que acompanha de perto as denúncias sobre a suposta compra de votos para eleger o Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. "Ainda não há acusações, é cedo demais. A gente vai acompanhar de perto", comentou brevemente em sua chegada ao Peru, onde vai participar da 131ª sessão do COI em Lima.

Na última terça-feira, as autoridades brasileiras realizaram grande operação contra o chefe da candidatura do Rio, Carlos Nuzman, suspeito de ter organizado o esquema de compra de votos em 2009. O objetivo era garantir que a cidade carioca superasse as concorrentes Madri, Tóquio e Chicago. A polícia disse investigar "uma rede internacional de corrupção" que inclui "a compra de votos no marco da eleição do COI para definir a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016"

Bach chegou à capital peruana para liderar a 131ª sessão que vai eleger as duas cidades sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028. "Acho que temos uma importante sessão do COI", indicou o alemão, recebido por autoridades peruanas. Os 130 membros do COI vão escolher as duas cidades que vão organizar as Olimpíadas de 2024 e 2028, com votação única, informal levantando as mãos.

A pergunta que vai ser feita aos mais de 100 membros do COI vai ser a seguinte: "você aprova o acordo de três partes que COI, Paris e Los Angeles encontraram?". Desta forma, não haverá voto eletrônico secreto como de costume. No dia 11 de julho, os membros do COI adotaram por unanimidade a atribuição simultânea das edições de 2024 e 2028 nas Olimpíadas.

Dias depois, Los Angeles anunciou que desistia da candidatura de 2024 para focar em 2028, deixando o caminho aberto para Paris sediar a edição anterior. Na sequência, as três partes assinaram acordo, que vai ser detalhado na quarta-feira, em Lima, antes das tradicionais apresentações das candidaturas e da votação.

AFP