person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Comitê Olímpico de Tóquio apresenta quatro novos logos após acusações de plágio

Organizadores receberam mais de 14 mil desenhos para a escolha da nova identidade visual

Comitê Olímpico de Tóquio apresenta quatro novos logos após acusações de plágio | Foto: Toshifumi Kitamura / AFP / CP
O Comitê de seleção da identidade visual dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 apresentou nesta sexta-feira quatro novos logos, que entram no páreo para substituir o anterior, cancelado após acusações de plágio. Para dar mais "transparência" ao processo, o Comitê organizou um concurso e recebeu mais de 14 mil desenhos, sendo que mais de mil foram realizados por alunos japoneses.

Os organizadores pré-selecionaram logos de vários tipos, três deles em formato de círculo: o primeiro com xadrez azul escuro, o segundo representando um atleta passando pela linha de chegada e o terceiro multicolorido, também mostrando a imagem de um competidor. O quarto mostra um sol que parece estar desabrochando em uma flor.

Escolhido pelo público

O grande público foi convidado a escolher seu desenho preferido até o dia 17 de abril e a decisão final será anunciada uma semana depois, no dia 25. "Fizemos uma série de verificações, com a colaboração de especialistas. As deliberações foram intensas e a seleção rigorosa", garantiu o Comitê.

Os quatro logos finalistas passaram por uma série de controles para ter certeza que não se assemelham com nenhuma marca registrada, explicou o presidente do Comitê, Ryohei Miyata, numa entrevista coletiva.

Em setembro, os organizadores resolveram parar de usar o logo oficial criado pelo grafista Kenjiro Sano, acusado de ter plagiado a identidade visual do teatro de Liège, na Bélgica.

Os Jogos de Tóquio 2020 foram manchados por outro escândalo, com protestos da população contra o custo do primeiro projeto de estádio olímpico, considerado exorbitante. O governo resolveu retomar o projeto do zero, e o estádio deve ser concluído até novembro de 2019. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 24 de julho de 2020.  

AFP