person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Em parceria com estúdio gaúcho, COB lança projeto que leva o esporte olímpico para o mundo dos games

Iniciativa realizada junto com o Hermit Crab cria ponto de encontro dentro do Roblox, um dos jogos mais famosos da atualidade

| Foto: Divulgação COB / CP

No aquecimento para os Jogos de Paris-2024, que começam daqui a exatos 100 dias, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o estúdio gaúcho Hermit Crab, lançou nessa semana um projeto que, capitaneado pelo mascote Ginga, leva o esporte olímpico para o mundo dos games. O primeiro passo dessa experiência é o Parque do Ginga, que já está disponível no Roblox, um dos jogos mais famosos da atualidade.

De acordo com o Head de Marketing da Hermit Crab, Andrey Damo, o Parque do Ginga será uma espécie de ponto de encontro, reunindo gamers, atletas, patrocinadores e personalidades. "Lá vai ser possível participar de eventos, como entrega de medalhas e celebrações, encontrar virtualmente ídolos do esporte, interagir com eles além de, é claro, brincar e praticar algumas modalidades. É uma combinação de espírito olímpico, uma boa dose de esporte e principalmente muitas formas de se divertir", afirma.

Mascote Ginga é a atração do projeto do COBDivulgação COB / CP

A ideia é criar dentro do Roblox um espaço como um parque de diversões, com vários minigames e desafios esportivos ou mesmo festas para serem compartilhadas pelos usuários. Damo explica que neste primeiro momento estarão disponíveis modalidades como futebol, basquete, corrida e lançamento de dardo, mas novos esportes, personagens e mecânicas serão agregados a cada 15 dias até o início dos Jogos, em 26 de julho. "Também criamos outras modalidades não olímpicas - como uma pista de parkour e uma 'festa'. Sempre de uma maneira diferente, causal e engajante para que todos possam participar", explica Damo.

O Roblox, inclusive, é a primeira plataforma utilizada, mas não será a única. Já existe a previsão de o Parque do Ginga também esteja no The Sandbox, referência em se tratando de metaverso para os gamers. Afora isso, o cronograma do COB ainda inclui o lançamento de dois projetos para mobile.

Para o estúdio gaúcho, o envolvimento com o esporte não chega a ser novidade. A empresa já desenvolveu jogos oficiais para gigantes europeus como Barcelona, Manchester City e PSG. "Vamos estar onde os jogadores estão, sempre observando nosso propósito que é criar jogos divertidos, que trazem engajamento e impacto positivo para as pessoas", diz Damo.

Carlos Correa