person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Relatório mostra que apenas 28,62% dos atletas passaram por anti-doping da Rio 2016

Aplicação de exames teve falhas, com erros de preenchimento em relatórios e amostras que sumiram

Aplicação de exames teve falhas, com erros de preenchimento em relatórios e amostras que sumiram | Foto: Wada / Divulgação CP
Dos mais de 11 mil atletas que participaram dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, apenas 28,62% foram submetidos a exame antidoping. É o que mostra o relatório de observadores independentes publicado nesta quinta-feira pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês). De acordo com o levantamento, 3.237 foram testados.

No total, foram realizados 4.882 testes, número inferior ao do planejamento, que era fazer 5.380 exames, segundo o relatório. Desses, 4.037 foram de urina e os demais de sangue e/ou de passaporte biológico. A maioria absoluta dos atletas testados (2.611) fez apenas um exame antidoping. Foram 527 testados duas vezes e 81 em três oportunidades. Um esportista foi submetido a seis exames, mas seu nome não foi revelado.

De acordo com o relatório, cerca de 100 exames analisados pelo Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBDC) não puderem ser associados a um atleta por erros de procedimentos. Cerca de 40% destes erros são resultantes de erros de preenchimento do recipiente.

Chama também atenção uma nota de rodapé que conta que, nos últimos dois finais de semana dos Jogos, a LBCD reportou que recebeu os formulários de dois exames de sangue colhidos na Vila dos Aletas, mas não recebeu os exames em si. Apesar das intensivas buscas, uma destas amostras só foi achada duas semanas depois da Olimpíada. A outra segue desaparecida. Os exames de urina colhidos dos mesmos atletas no mesmo dia chegaram normalmente.

Correio do Povo