person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sarah Menezes e Kitadai perdem e vão para repescagem no judô

Judocas brasileiros ainda têm chance de conquistar medalha de bronze nos Jogos Olímpicos

Sarah Menezes e Kitadai perdem e vão para repescagem no judô | Foto: Toshifumi Kitamura / AFP / CP
*Com informações do repórter Tiago Medina

Os judocas brasileiros Sarah Menezes e Felipe Kitadai foram eliminados da briga pelo ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No começo da tarde deste sábado, os dois foram derrotados por Dayaris Álvarez, de Cuba, e Orkhan Safarov, do Azerbaijão, respectivamente. Os atletas ainda têm chance de conquistar a medalha de bronze, mas terão de passar pela repescagem. 

• Acesse a programação completa dos Jogos Olímpicos

A luta entre Sarah e Dayaris foi bastante truncada e a piauiense não conseguiu encaixar seus golpes diante de uma adversária muito rápida, que só venceu a luta por um shido de vantagem. Sarah foi punida por falta de combatividade depois de um minuto de luta e não conseguiu reverter o quadro apesar de dominar as ações.

Visivelmente abalada, a brasileira só encontrou conforto no abraço da treinadora Rosicleia Campos, que não poupou palavras de incentivo para motivá-la a lutar pelo bronze. Amparada por Rosicleia, ela fez todo o caminho que leva até a saída da Arena cabisbaixa, numa espécie de volta olímpica das mais amargas.

A treinadora pediu o apoio da torcida, levantando a mão para cima, e foi logo atendida. Na repescagem, Sarah terá uma adversária duríssima pela frente, a número um do mundo Urantsegseg Munkhbat, da Mongólia, que foi campeã mundial em 2013, já no Rio de Janeiro.

A brasileira tinha estreado com pé direito, ao superar a atual bicampeã europeia Charline Van Snick, que já tinha derrotado nas semifinais em Londres, antes de conquistar o ouro.

Kitadai e o número 3

Se as duas primeiras lutas foram complicadas, a terceira seria ainda pior. Pela frente, Orkhan Safarov, do Azerbaijão, número 3 do mundo. Kitadai entrou bem e fez uma disputa equilibrada, mas foi surpreendido e jogado de ippon, definindo seu destino nos Jogos. Kitadai inicia na repescagem contra o uzbeque Diyorbek Urozboev. Ele tentará o segundo bronze olímpico. 

Correio do Povo e AFP