person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Thiago Braz quebra recorde olímpico e leva o ouro no salto com vara

Brasileiro superou favorito francês em duelo épico para se sagrar campeão na Rio 2016

Brasileiro superou favorito francês em duelo épico para se sagrar campeão na Rio 2016 | Foto: Adrian Dennis / AFP / CP
O brasileiro Thiago Braz entrou na história do esporte brasileiro ao se sagrar campeão olímpico do salto com vara nos Jogos do Rio, com a marca inacreditável de 6,03 m. Em um duelo eletrizante  com o favorito francês Renaud Lavillenie, o atleta conseguiu o recorde olímpico em sua terceira tentativa para chegar ao ouro. Lavillenie foi prata e o norte-americano Sam Kendricks com o bronze.

O Brasil não conquistava uma medalha olímpica no atletismo desde o ouro de Maurren Maggi no salto em distancia, em Pequim-2008.

O campeão olímpico é natural de Marília, interior de São Paulo, e começou a competir aos 14 anos. Seu primeiro grande título foi a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados em 2010, em Cingapura.

Thiago Braz leva ouro no salto com vara

Em 2012, Thiago Braz foi medalha de ouro no Mundial Júnior de Barcelona, saltando 5,15 metros. Seu treinador é o russo Vitaly Petrov, que trabalhou com Sergei Bubka e Yelena Isinbayeva.

Ele já tinha derrotado Lavillenie no torneio Indoor Istaf de Berlim de 2016, quando saltou pela primeira vez 5,93 metros. A altura foi o diferencial da noite olímpica. Só ele e o francês conseguiram passar.

Lavillenie também passou por 5,98 metros, enquanto que o brasileiro falhou na primeira tentativa. Thiago decidiu arriscar 6,03 metros e apenas no último salto concretizou a marca. O francês passou muito perto, mas derrubou o sarrafo, falhando a defesa de seu título de 2012.


Correio do Povo