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Verão

Especial

País do futebol (americano): empresa quer aumentar consumo da NFL no Brasil

Jogo tem uma base de fãs sólida no país, mas segundo empresas atuantes no mercado, as iniciativas de marketing não acompanham os mesmos números

Painel sobre o assunto ocorreu durante South Summit | Foto: Lucas Keske / Especial / CP

A National Football League (NFL) é conhecida como a principal liga do mundo do chamado Futebol Americano. O jogo de enorme sucesso nos Estados Unidos da América já teve momentos de maior destaque no Brasil, mas pode estar em momento próprio para maiores investimentos.

O CEO da Effect Sport, Pedro Monteiro, apontou que o mercado de patrocínio em esportes ainda está em crescimento no mundo e principalmente no Brasil. Como exemplo, citou que o TikTok da NFL do Brasil é a maior rede da liga fora dos EUA, mas que esses números não se revertem em resultados de ações de marketing no mesmo nível.

Neste âmbito, o CMO da XP, Lisandro Lopez, citou como prefere investir em parcerias e não em patrocínio. Exemplifica como o grupo escolheu patrocinar a equipe de Fórmula 1 da autonomia Martin. Mesmo que apenas uma das corridas do circuito acontecesse no Brasil, a possibilidade de levar clientes importantes da empresa para o mundo todo, ocorre 23 vezes, uma a cada corrida do ano.

No caso da NFL, ele explica que um sistema semelhante deve ser aplicado, mas também com outros elementos mais gerais. A pré-venda de ingressos para clientes e a outras iniciativas que aliam arte e dados estão à vista.

Lucas Keske