A National Football League (NFL) é conhecida como a principal liga do mundo do chamado Futebol Americano. O jogo de enorme sucesso nos Estados Unidos da América já teve momentos de maior destaque no Brasil, mas pode estar em momento próprio para maiores investimentos.
O CEO da Effect Sport, Pedro Monteiro, apontou que o mercado de patrocínio em esportes ainda está em crescimento no mundo e principalmente no Brasil. Como exemplo, citou que o TikTok da NFL do Brasil é a maior rede da liga fora dos EUA, mas que esses números não se revertem em resultados de ações de marketing no mesmo nível.
Neste âmbito, o CMO da XP, Lisandro Lopez, citou como prefere investir em parcerias e não em patrocínio. Exemplifica como o grupo escolheu patrocinar a equipe de Fórmula 1 da autonomia Martin. Mesmo que apenas uma das corridas do circuito acontecesse no Brasil, a possibilidade de levar clientes importantes da empresa para o mundo todo, ocorre 23 vezes, uma a cada corrida do ano.
No caso da NFL, ele explica que um sistema semelhante deve ser aplicado, mas também com outros elementos mais gerais. A pré-venda de ingressos para clientes e a outras iniciativas que aliam arte e dados estão à vista.
Lucas Keske