person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Peruanos voltam a Porto Alegre 11 mil quilômetros depois

Grupo de amigos começou na Capital viagem que tem acompanhado a seleção do Peru durante a Copa América

Alejos quer ver Paolo Guerrero na finalíssima do torneio | Foto: Ricardo Giusti

Há pouco mais de 15 dias, na véspera do primeiro jogo válido pela Copa América em Porto Alegre, dezenas de peruanos reuniram-se em frente ao hotel onde estava a seleção do Peru para fazer um bandeiraço e saudar os jogadores. Entre os torcedores estava o empresário Arlin Alejos. Morador de Buenos Aires, ele havia gasto cerca de R$ 330 mil na compra de uma van para, na companhia de 18 amigos, cruzar o Brasil acompanhando a equipe. A confiança era grande e já naquela ocasião, contra a maioria das apostas, Alejos acreditava na possibilidade de título.

Só que, para a surpresa de muitos, o Peru eliminou o favorito Uruguai nas quartas de final e agora está de volta a Porto Alegre, agora para brigar com os chilenos por uma vaga na final, nesta quarta-feira, às 21h30min, na Arena do Grêmio. “Nunca perdemos a confiança, sempre mantivemos. Mesmo quando perdemos de 5 a 0 para o Brasil. Nós jamais abandonamos a seleção”, assegura.

Ao longo das duas semanas pelas estradas do Brasil, a trupe do empresário cruzou mais de 11 mil quilômetros. Entre os lugares preferidos da viagem, Cabo Frio, no Rio de Janeiro, e Salvador, na Bahia. “Foi uma coisa maravilhosa. Às vezes nos desviávamos um pouco do caminho, todos cantando pela seleção”, descreve Alejos, ainda um tanto surpreso com a diferença de temperatura em Porto Alegre em pouco mais de duas semanas. “Pensamos em vir de camiseta, como da outra vez, mas não, tivemos que colocar nossos casacos”, diverte-se.

Da mesma forma que a confiança no título permanece inalterada, a crença de que o grande protagonista da conquista será Paolo Guerrero segue a mesma. “Guerrero, sem dúvida. Paolo Guerrero até a Copa do Mundo no Catar”, prevê Alejos, que também aposta em uma final diante não dos brasileiros, mas sim, dos argentinos. Com vitória peruana, é claro: 2 a 1.

Carlos Corrêa