person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Por escalar jogadores acima da idade, Nigéria perde título mundial

Fifa comprovou registros irregulares após final sub-17 e México herdou campeonato

Nigéria perde título mundial sub-17 por escalar jogadores acima da idade | Foto: AFP
A seleção nigeriana sub-17 teve pouco tempo para comemorar o título do Mundial da categoria, conquistado nesta sexta-feira nos Emirados Árabes. Pouco depois de festejar a conquista, obtida após uma vitória por 3 a 0 sobre o México, o time africano foi desclassificado da competição. A Fifa comprovou que alguns jogadores tinham idade superior à permitida pelo regulamento e os mexicanos foram declarados campeões.

"Os registros chegaram tarde, mas ainda a tempo para que uma decisão fosse tomada. Depois de analisarmos, descobrimos que quatro jogadores eram maiores de 17 anos", explicou Joseph Blatter, presidente da Fifa. A comitiva nigeriana foi informada da decisão quando ainda comemorava o título no hotel. Os jogadores foram surpreendidos em companhia da família, um deles, inclusive, com o filho.

Alguns dos jogadores mexicanos que atuaram contra a seleção africana relataram estranheza com gestos e celebrações dos rivais "experientes". "Sabia que havia algo estranho quando vi que um deles tinha festejado como o Bebeto no primeiro jogo", declarou Ochoa, agora campeão sub-17. Ele se referia ao lance contra a Holanda, em que o atacante "embalou" um bebê imaginário em homenagem ao filho.

Bookmark and Share

Lancepress