person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Rafael Nadal derrota Andy Roddick de virada no ATP Finals

Espanhol tenta chegar a final inédita do "campeonato mundial" do tênis

Rafael Nadal derrota Andy Roddick de virada no ATP Finals | Foto: Glyn Kirk / AFP
Em busca do primeiro título no ATP Finals, espécie de campeonato mundial do tênis, o espanhol Rafael Nadal teve dificuldades em sua estreia na competição, nesta segunda-feira, em Londres. Mas depois de perder o primeiro set para o americano Andy Roddick, o líder do ranking buscou a reação e ganhou de virada, com parciais de 3/6, 7/6 (7/5) e 6/4.

A vitória por 2 sets a 1 deixou o espanhol na segunda colocação do Grupo A, que é liderado pelo sérvio Novak Djokovic, após tranquila vitória sobre o checo Tomas Berdych por duplo 6/3. Agora, Nadal encara Djokovic na próxima rodada e tenta tomar a primeira colocação do adversário. Para obter o seu sexto triunfo em nove partidas diante de Roddick, o número 1 do mundo precisou ter paciência para controlar o potente saque do adversário.

Oamericano terminou com 18 aces - o triplo de Nadal - e aproveitamento de 86% de pontos conquistados com o primeiro serviço. Mas quando precisou do segundo, venceu apenas 46%. Atacando o segundo serviço do americano, Nadal teve mais calma no tie-break do segundo set, decisivo para o confronto. E, após vencer por 7/5, voltou mais confiante na última parcial e confirmou o favoritismo.

Apesar da vitoriosa carreira, Nadal ainda busca uma campanha convincente no Finals, torneio do qual nunca chegou em uma decisão. Sua melhor participação foi em 2006 e 2007, quando parou nas semifinais. Com duas chaves de quatro tenistas, o ATP Finals classificará para a semi os dois melhores de cada uma delas.

O torneio reúne, anualmente, os oito melhores tenistas da temporada. Confira a lista deste ano:

Rafael Nadal (Espanha)
Roger Federer (Suíça)
Novak Djokovic (Sérvia)
Robin Soderling (Súecia)
Andy Murray (Inglaterra)
Tomas Berdych (República Tcheca)
David Ferrer (Espanha)
Andy Roddick (Estados Unidos)

Bookmark and Share

AE