person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Rio fará grandes Jogos Olímpicos em 2016, diz diretor do COI

Cidade passou por avaliação de três meses

O Rio vai ter êxito na organização dos Jogos Olímpicos. Esta foi a avaliação feita pelo diretor do Comitê Olímpico Internacional para Jogos Olímpicos, Gilbert Felli, na manhã desta segunda-feira, véspera do dia em que a cidade atingirá a marca de dois anos para o início das competições.

A avaliação positiva do executivo ocorreu após três meses de trabalho, desde que a confiança sobre a capacidade organizadora da capital fluminense foi colocada em dúvida pelas Federações Internacionais. "Acompanhei o andamento dos projetos de infraestrutura, transporte e hotel com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e tudo está bem. O trabalho desenvolvido pelo Comitê Organizador também", afirmou Felli.

Após uma série de críticas e dúvidas sobre organização brasileira, feitas pelas Federações Esportivas Internacional, em abril, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, decidiu que Felli passaria mais tempo no Rio e trabalharia em parceria com o Comitê Rio-2016 para ter noção da real situação dos Jogos. Na ocasião, a atitude chegou a ser apontada por muitos como uma intervenção, o que foi negado pela entidade. "Vim para dar confiança às partes interessadas. A minha tarefa era a de oferecer experiência, oferecer atalhos para a resolução de problemas. E tenho a certeza de que o Rio fará grandes Jogos", frisou Felli.

De acordo com Felli, ao atingir a marca de dois anos para a realização das competições, o Rio se encontra em um momento crucial de sua preparação. É o tempo em que há várias interrogações sobre a realização dos Jogos e, por vezes, o próprio Comitê Organizador não tem as respostas, porque ainda estão por ser encontradas.

O diretor executivo do COI ainda chamou a atenção para os eventos-testes, que o Rio começou a realizar no domingo, com as competições de Vela na Baía de Guanabara. Nesse cenário, Felli destacou que as pressões internas e externas sobre o futuro dos Jogos são normais e voltou a ressaltar seu otimismo para a realização das disputas de 2016.

Bookmark and Share

Lancepress