person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Romário voltará aos gramados pelo America aos 58 anos

Baixinho diz que tomou decisão para concretizar sonho de jogar ao lado do filho

Baixinho disse que vai atuar "em alguns jogos" | Foto: Arthur Lyrio / America / Divulgação CP

Quinze anos depois de se aposentar, o lendário atacante Romário está de volta: o America do Rio de Janeiro, clube que ele preside, o contratou para tentar subir de divisão no Campeonato Carioca. "Não vou disputar campeonato, mas sim fazer alguns joguinhos com o time do meu coração e realizar mais um sonho: jogar ao lado do meu filho”, anunciou. O Baixinho, de 58 anos, considerado um dos melhores atacantes da história, defenderá as cores da equipe que preside desde janeiro e pela qual atuou brevemente em 2009.

O campeão mundial pelo Brasil em 1994 foi inscrito para disputar a segunda divisão do Campeonato Carioca Série A2, que começa em maio e termina em agosto. Romário receberá um salário mínimo, que estará estipulado no contrato e que devolverá como doação ao America. O vencedor do campeonato jogará a primeira divisão carioca no início de 2025.

Romário foi eleito presidente do America em novembro para um mandato de três anos. Ele acumula esse cargo com o de senador pelo Rio, para o qual foi eleito em 2015 e reeleito em 2022. Em 2009, quando era gerente de futebol do clube, interrompeu brevemente a aposentadoria, anunciada um ano antes, para jogar no time de coração de seu pai, Seu Edevair, falecido em 2008. Ele jogou cerca de 30 minutos na partida que deu o título da Série B carioca.

O pai, torcedor fanático do 'Mecão', sonhava em vê-lo defender o clube, algo que não aconteceu nos melhores momentos da brilhante carreira do 'Baixinho'. No America, Romário terá a companhia do filho, o atacante Romarinho, contratado em março, e do atacante André Felipe, ex-companheiro de Neymar no Santos e com passagens pelo Dínamo de Kiev, Bordeaux e Sporting de Lisboa, entre outros.

Fundado em 1904 e vencedor de sete Campeonatos Cariocas da primeira divisão, o America passa por uma dura crise econômica.Como presidente, Romário tem a missão de sanear as finanças e conseguir que a equipe dispute uma competição nacional em 2025.

AFP