person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

RS vence competições da I Copa do Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas

Estado conquistaram títulos no masculino e no feminino

O Rio Grande do Sul ficou com a vitória em ambas as competições por equipes, neste domingo, na I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas de 2015. A disputa por estados marcou o encerramento da primeira competição nacional da modalidade neste ano. Os gaúchos venceram no masculino após baterem São Paulo na final. Entre as mulheres, o título veio após triunfo sobre o Paraná.

A vitória do Rio Grande do Sul consagrou Jovane Guissone como o principal medalhista do torneio. Campeão paralímpico na espada B nos Jogos de Londres-2012, ele deixa Belo Horizonte com cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de prata. Destaque do torneio, ele ficou satisfeito com a sua performance no torneio de estreia do ano.

"Foi uma ótima competição, uma competição muito forte. Os atletas estão com um ritmo bom de jogo. Não tenho do que reclamar para este começo de temporada. Fechamos com chave de ouro com esta vitória da equipe do Rio Grande do Sul no torneio por equipes", celebrou Jovane.

Jovane terá como principais compromissos desta temporada dois torneios internacionais. Ele viajará primeiro com a Seleção para Montreal, no Canadá, onde disputará o Regional das Américas no fim de abril. Em setembro, o Mundial de Esgrima em Cadeira de Rodas será sediado em Eger, Hungria. Ambas as competições valerão pontuação dobrada para o ranking mundial - principal critério classificatório para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016.

Além de Jovane, também destacou-se a esgrimista Mônica Santos. Ela deixa Belo Horizonte com cinco pódios: conquistou títulos na espada A e B, florete B e integrou o time feminino gaúcho campeão por equipes. Ela fechou a sua galeria de medalhas com um bronze no florete A e consolidou-se ainda mais como a mulher a ser observada da esgrima em cadeira de rodas do Brasil.

"A competição foi muito boa. Entraram algumas meninas novas e isso é bacana para expandir a modalidade. Estou em busca da vaga nos Jogos de 2016, então ter mais atletas serve como uma ótima oportunidade para competir", disse Mônica Santos.

A Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas é disputada em duas etapas. Além desta etapa inicial em Belo Horizonte, Curitiba (PR) receberá a competição de 11 a 14 de junho. No segundo semestre, a principal prova do calendário nacional será o Campeonato Brasileiro, de 5 a 8 de novembro, em Porto Alegre (RS).

Lancepress