person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Temporada da Indy começa tendo Rubinho como astro

Estreia do piloto brasileiro na categoria americana será na Flórida

Rubinho estreia na Indy neste domingo | Foto: Nick Laham / AFP / CP
A Fórmula Indy inicia uma temporada recheada de atrativos neste domingo, às 13h30min (horário de Brasília), nas ruas de São Petersburgo, Flórida (EUA). Carros e motores são novos, com o retorno da briga de montadoras, entre Chevrolet, Honda e Lotus. Mas um piloto se tornou foco das atenções na pré-temporada: Rubens Barrichello. O brasileiro trocou o papel de veterano da Fórmula pelo de novato na categoria americana, depois que as portas se fecharam para ele na Williams.

"É o principal nome da categoria desde Nigel Mansell", entusiasmou-se o presidente da Indycar, Randy Bernard, quando Barrichello confirmou a ida. É neste entusiasmo que o automobilismo americano tenta se recuperar da trágica perda do inglês Dan Wheldon, que venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2011 para meses depois morrer em um acidente na prova final da temporada, no Texas.

Barrichello terá o desafio de aprender cada circuito ao longo da temporada, sem ter passado em nenhum momento da carreira pelo automobilismo americano. Outra grande dúvida será seu desempenho nos ovais, tipo de circuito do qual a Fórmula 1 nem passa perto. "Vou passar algum tempo em que os outros estão melhorando os carros apenas aprendendo os circuitos", destacou o piloto.

Por falar em andar em círculos, depois de disputar o GP de Mônaco, Rubinho terá a sensação de disputar outra prova tradicional do automobilismo: as 500 Milhas de Indianápolis. Por enquanto, porém, o foco são as pistas de rua e o que reserva a estreia do piloto.

A Indy terá mais dois brasileiros que planejam lutar por vitórias, Hélio Castroneves, que guia para a poderosa Penske; e Tony Kanaan, companheiro de Barrichello na KV.

Bookmark and Share

Bernardo Bercht / Correio do Povo