person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Terceira rodada da Libertadores deve indicar briga pelas vagas nas oitavas

Sete times brasileiros estarão em campo

Maracanã, no Rio, aparece como favorito para receber a decisão | Foto: Norberto Duarte / AFP / CP

A Libertadores da América chega em sua terceira rodada nesta semana. E a partir da disputa, já será possível fazer um retrato de como ficará a briga pelas duas vagas em cada chave para as oitavas de final. Sete times brasileiros estarão em campo, e o Fluminense é o único com 100% de aproveitamento na competição. Em situação contrária, o Atlético-MG, surpreendemente está na lanterna de seu grupo, com duas derrotas. 

No Grupo A, o atual campeão, o Flamengo, que vive momento turbulento na temporada, com derrotas frequentes (no domingo foi batido pelo Botafogo por 3 a 2 no Maracanã pelo Brasileirão), vai até Avellaneda encarar o Racing na quinta-feira. O jogo no Estádio Presidente Perón/El Cilindro começa às 19h (horário de Brasília), e o time argentino lidera, com 6 pontos. O Rubro-Negro tem 3 pontos, obtidos na vitória por 2 a 0 sobre o Ñublense. A rodada na chave começa nesta terça-feira, com o lanterna, o chileno Ñublense recebendo o Aucas-EQU em Concepción, às 19h (horário de Brasília). O Aucas ocupa a terceira posição, com os mesmos 3 pontos do Flamengo, mas perdendo no saldo de gols. 

Pelo Grupo B, o Inter tem a grande chance de assumir a liderança na quarta-feira, quando recebe o Nacional-URU no Beira-Rio, a partir das 19h. O Colorado está em segundo na chave, com 4 pontos, enquanto que o Tricolor uruguaio ocupa a primeira posição, com 6 pontos, e se ganhar praticamente garante a vaga nos mata-mata. Ainda nesta quarta-feira, em Medellín, no Atanasio Girardot, o Independiente Medellín, com 1 ponto, obtido no empate com o Inter na primeira rodada, recebe o lanterna Metropolitanos, sem pontos depois de duas derrotas. A partida inicia às 23h (horário de Brasília). 

O Grupo C é o mais equilibrado da fase de grupos da Libertadores, pois todos os times estão com 3 pontos, separados apenas pelo saldo de gols. Nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), no La Olla, em Assunção, o Cerro Porteño, do centroavante argentino Churín, ex-Grêmio, e em terceiro, com saldo zero, recebe o Bolívar, ocupando a liderança, com saldo 1. Mais tarde, às 21h30min (horário de Brasília), o Palmeiras, na lanterna, com saldo menos 1, vai até o Equador encarar o Barcelona de Guayaquil no Monumental. O Verdão terá o reforço do zagueiro Murilo, que cumpriu suspensão nas duas partidas anteriores. 

Dono da melhor campanha na Libertadores, o Fluminense simplesmente recebe nesta terça-feira uma das principais equipes do continente no Maracanã, o River Plate, em jogo pelo Grupo D, a partir das 21h. Pensando no confronto, o técnico do Tricolor carioca, Fernando Diniz decidiu poupar os titulares diante do Fortaleza no sábado, e perdeu por 4 a 2, o que custou a liderança no Brasileirão. Porém, a Libertadores é um sonho maior para o time carioca, vice campeão em 2008. O Fluminense tem 6 pontos, enquanto que o River Plate, quatro vezes campeão continental, está em terceiro, com 3 pontos. Ainda nesta terça-feira, no Estádio Nacional de Lima, o último colocado da chave, o Sporting Cristal joga contra o vice-colocado The Strongest, a partir das 23h (horário de Brasília). 

Depois de anunciar Vanderlei Luxemburgo como técnico, após a tumultuada saída de Cuca, o Corinthians, com o ex-meia Danilo no comando interino, entra em campo nesta terça-feira pela Libertadores, quando a partir das 21h, recebe o Independiente del Valle, atual campeão da Copa Sul-Americana na Neo Química Arena, pelo Grupo E. Os dois times estão com 3 pontos, mas o Timão fica em segundo lugar por ter um gol a mais, e v?ê o jogo como crucial para se manter vivo. Na rodada passada, a equipe paulista foi derrotada em casa pelo Argentinos Juniors, motivando a demissão do treinador Fernando Lázaro. Antes, às 19h (horário de Brasília), o líder com 100% de aproveitamento, o Argentinos Juniors vai até Montevidéu enfrentar o lanterna Liverpool no Estádio Centenário. 

Um dos dois grupos que não tem equipe brasileira, o Grupo F verá nesta quarta-feira o embate entre os líderes Boca Juniors e Colo-Colo no Monumental de Santiago, a partir das 21h (horário de Brasília). Os dois times estão com 4 pontos, e rigorosamente igualados em todos os critérios, e são os favoritos a ficarem com as duas vagas. Na quinta-feira, o estreante Deportivo Pereira recebe o Monagas no Estádio Hernán Ramírez Villegas na cidade de Pereira, Colômbia. Os colombianos têm 1 pontos, contra zero dos venezuelanos. 

Em situação crítica no Grupo G, o Atlético-MG é obrigado a vencer o Alianza Lima nesta quarta-feira no Independência, a partir das 21h30min. A partida seria realizada no Mineirão, mas o péssimo estado do gramado fez a Conmebol transferir a partida para a casa do América. O Galo perdeu suas duas partidas até agora, e tem a obrigação de vencer se quiser seguir com chances, enquanto que o time peruano lidera com 4 pontos. O time de Coudet terá a estreia na competição do atacante Pavón, que cumpriu seis jogos de suspensão na competição, aplicados pela Conmebol, após confusão em 2021 quando ainda defendia o Boca Juniors em partida justamente contra o Atlético-MG no Mineirão. Na quinta-feira, o Athletico-PR, em segundo, também com 4 pontos, vai até Assunção jogar contra o Libertad no Defensores Del Chaco, às 21h (horário de Brasília). Os paraguaios estão em terceiro, com 3 pontos - fruto da vitória por 1 a 0 na estreia sobre o Galo no Mineirão. 

Finalmente o Grupo H, o segundo a não contar com equipes brasucas. A rodada inicia nesta terça-feira, com o confronto do líder Atlético Nacional, 6 pontos, encarando o vice-líder Olimpia, 4 pontos, no Estádio Atanásio Girardot, em Medellín, às 21h (horário de Brasília). O outro jogo do grupo acontecerá na quinta-feira, quando o estreante Patronato jogará diante do Melgar, 1 ponto, no Estádio Presbítero Bartolomé Grella, na cidade de Paraná, na Argentina.

Chico Izidro