person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Thiago Braz está entre indicados para atleta do ano em 2016

Medalha de ouro do salto com vara vai concorrer com Usain Bolt

Medalha de ouro do salto com vara vai concorrer com Usain Bolt | Foto: Franck Fife / AFP / CP
Grande surpresa do esporte brasileiro ao destronar o favorito Renaud Lavillenie e ganhar o ouro olímpico no salto com vara, Thiago Braz é candidato ao prêmio de Atleta do Ano de 2016. A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) divulgou a lista nesta terça-feira, que contém ainda o mito jamaicano Usain Bolt, além dos americanos Ashton Eaton e Christian Taylor, do britânico Mo Farah, dos quenianos Eliud Kipchoge, David Rudisha e Conselsus Kipruto, do jamaicano Omar McLeod e do sul-africano Wayde van Niekerk. Usain Bolt já ganhou a honraria em cinco outras oportunidades e segue favorito após seus três ouros no Rio.

O peso dos votos do conselho da IAAF representa 50% do resultado final, enquanto que a opinião de atletas e dirigentes representa 25%, e a do público, outros 25%. A votação foi aberta nesta semana, e o prêmio será entregue no dia 2 de dezembro, em Mônaco. Os torcedores poderão escolher o seu preferido pela internet. A votação termina no dia 1º de novembro, quando os três finalistas masculinos e femininos serão anunciados.

Maior nome da história da modalidade, Sergei Bubka chegou a afirmar que Thiago Braz caminha para superá-lo e bater o recorde mundial. O russo marcou 6m15 em 1993, marca que foi batida pelo francês Lavillenie em 2014, com 6m16. “Thiago pode me passar e bater o recorde mundial”, disse Bubka. O brasileiro ganhou o ouro saltando 6m06 no Rio de Janeiro.

Entre as mulheres, a lista de indicadas é composta por Almaz Ayana, Ruth Beitia, Vivian Cheruiyot, Kendra Harrison, Caterine Ibarguen, Ruth Jebet, Sandra Perkovic, Caster Semenya, Elaine Thompson e Anita Wlodarczyk.

Correio do Povo