person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Torcedores e policiais entram em confronto antes de clássico paulista

Confusão envolveu torcedores de Corinthians e Palmeiras próximo ao Allianz Parque

Torcedores e policiais entram em confronto antes de clássico paulista | Foto: Reginaldo Castro / Lancenet / CP
A chegada dos torcedores organizados do Corinthians, que foram escoltados por cerca de 4,5 quilômetros pela polícia desde a quadra da Gaviões da Fiel, ao Allianz Parque iniciou uma série de conflitos antes do jogo entre as duas equipes, neste domingo. De acordo com policiais, corintianos exaltados tentaram passar a barreira imposta. O mesmo aconteceu por parte de palmeirense, na esquina da avenida Sumaré com a rua Turiassu. A polícia teve de intervir com bombas de efeito moral.

Os corintianos logo se isoloraram pela rua Padre Antônio Tomás, onde fica o portão de entrada dos visitantes. A entrada foi tranquilia. Mas já dentro do estádio foram registradas brigas entre os próprios torcedores do Timão.

“Durante o trajeto foi tudo tranquilo, mas quando chegaram aqui, no local onde tem visualizão com torcedores do Palmeiras, os mais exaltados quiseram pular a barreira e ir para o outro lado, mas conseguimos conter”, afirmou o comandante Razuk.

Enquanto isso, do lado oposto, na Turiassu, policiais e palmeirenses entraram em confronto, causando pânico. A rua teve de ser isolada. O gás das bombas foi sentido até mesmo por jornalistas e torcedores que já estavam na parte interna do Allianz Parque. Um dos portões de acesso do estádio foi fechado. Houve quebra-quebra. Muitos torcedores se refugiaram dentro de bares e não puderam sair.

A primeira bomba dos policias foi lançada no meio dos palmeirenses, que sempre se reúnem por horas na rua Turiassu antes dos jogos. O momento mais tenso da confusão foi quando corintianos já estavam do outro lado, dentro do Allianz Parque. Muitos dos presentes criticaram a ação violenta da polícia. Um caminhão da Tropa de Choque foi acionado.

O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, falou na chegada do estádio. O dirigente era favorável ao jogo com uma só torcida. “Acho que se perdeu uma oportunidade de fazer uma experiência de torcida única desde que não seja so nesse jogo”, disse Nobre.

Lancepress