person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Torcidas visitantes serão vetadas na França até meados de dezembro

Medida será estendida para todos os jogos profissionais realizados no país

Torcidas visitantes serão vetadas em estádios franceses até meados de dezembro | Foto: Philippe Desmazes / AFP / CP
A Liga Francesa, que organiza o campeonato nacional de futebol da França, anunciou nesta quinta-feira que todas as partidas das próximas três rodadas do torneio serão realizadas sem a presença da torcida visitante no estádios. A medida será estendida para todos os jogos profissionais realizados no país até meados de dezembro, incluindo a Liga dos Campeões da Europa, a Liga Europa e a Copa da França.

A decisão foi tomada pelo Ministério do Interior da França e acatada pela Liga, inicialmente incluindo apenas as rodadas do fim de semana na primeira e na segunda divisão. "Em breve", pelo que explicou a Liga, a medida será estendida para mais três rodadas da primeira divisão. Assim, durará até 13 de dezembro.

A postura foi necessária porque a França alega que, em estado de emergência, não tem forças de segurança suficientes para promover a segurança dos estádios com a presença de visitantes.

Desde os atentados em Paris, no último dia 13, incluindo um no jogo entre França e Alemanha, no Stade de France, diversas medidas de segurança foram tomadas. Entre elas, a instalação de detectores de metais e a revista de mochilas e outros tipos de bagagens.

Tunísia

Não é só o futebol europeu que está sendo afetado por conta de recentes atentados reivindicados pelo Estado Islâmico. Também na África as mudanças estão sendo sentidas. Nesta quinta-feira, a final da Copa das Confederações, segundo principal torneio interclubes do continente, foi antecipada por conta do estado de emergência vigente em toda a Tunísia.

Na última terça-feira, um atentado contra o ônibus da guarda presidencial, no centro de Túnis, capital do país, deixou 13 mortos. O governo logo declarou estado de emergência em toda a Tunísia e instaurou toque de recolher em boa parte do país, incluindo a capital e a cidade de Sousse, a 150 km de lá, onde será disputado o confronto. Em junho, 38 pessoas morreram em Sousse após um ataque a um hotel de luxo.

Por conta do toque de recolher, não haveria como disputar a partida às 19h30 de domingo, como estava planejado. A final entre Etoile, time da casa, e o Orlando Pirates, da África do Sul, acabou antecipada para as 15 horas locais. No jogo de ida, houve empate por 1 a 1.

AE