person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Tribunal Arbitral do Esporte mantém suspensão de Platini

Fifa deve decidir sobre banimento definitivo do presidente da Uefa até final de 2015

Presidente da Uefa pode ser banido do mundo do futebol | Foto: Fabrice Coffrini / AFP / CP
O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) decidiu manter a suspensão de 90 dias a qualquer atividade relacionada ao futebol para o francês Michel Platini, presidente da Uefa, pelo caso do polêmico pagamento 1,8 milhão de euros recebidos em 2011 de Joseph Blatter. A decisão é um duro golpe para Platini em seu processo na justiça interna da Fifa, que pediu seu banimento do mundo do futebol, e que deve ouvir o francês em 18 de dezembro, para emitir o veredicto final até o Natal.

"Já que a Comissão de Ética da Fifa indicou que emitiria sua decisão até o fim do ano, então a deixamos finalizar seu trabalho e esperamos sua decisão sobre a questão", afirmou Matthieu Reeb, secretário-geral do TAS. "O TAS pede à Fifa que não prolongue a suspensão provisória de Michel Platini além de 5 de janeiro", completou Reeb.

A Fifa tem a possibilidade de prorrogar por 45 dias a primeira suspensão de três meses, pronunciada em 8 de outubro. "O TAS determinou que a manutenção da suspensão provisória em curso não é suscetível de causar um dano irreparável a Michel Platini no momento", afirma o comunicado divulgado pelo principal organismo jurídico do esporte.

"Mesmo que suspensão fosse imediatamente retirada, uma medida assim não daria nenhuma garantia a Michel Platini de que a comissão ad hoc da Fifa validaria sua candidatura para a eleição presidencial da Fifa antes de 5 de janeiro de 2016", destacou o TAS em seu texto. Com a decisão, Platini não poderá comandar no sábado o sorteio dos grupos para a Eurocopa-2016 em Paris.

AFP