person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Tubarão nada ao lado de surfista em Fernando de Noronha em etapa da divisão de acesso do Mundial

Bastante comuns na ilha, os peixes estão sendo monitorados por drones

Tubarão foi filmado perto de um competidor pelo drone que monitora os peixes | Foto: Reprodução vídeo Tony Morais Instragram / Divulgação / CP

O comportamento dos tubarões nas águas de Fernando de Noronha durante o Oi Hang Loose Pro Contest, etapa válida pela divisão de acesso ao Circuito Mundial de Surfe da World Surf League, está sendo monitorado por um drone. Neste sábado, um dos animais foi visto nadando ao lado do surfista Weslley Dantas. O jet ski não precisou ser acionado, já que não houve o risco de acidente.

"Esse vídeo mostra o comportamento do tubarão. Ele está passando praticamente embaixo no surfista e o atleta vira em sua direção. O animal até foge, ele não tem nenhuma intenção de chegar perto ou atacar. É nítido que a pessoa não é uma presa", explica Fabio Borges, responsável por monitorar as imagens.

Uma das maiores preocupações de Fabio é passar a ideia alarmante de ter um tubarão por perto. "Algumas pessoas não entendem que ele não vai atacar". O animal visto em Noronha é um tubarão-limão, essa espécie pode atingir cerca de três metros de comprimento.

"Eles gostam de aparecer em águas rasas e na beira do mar. Por esse motivo estão aqui, é uma questão de hábito", explica Fabio, que chega a detectar a média de sete tubarões por dia na Praia da Cacimba do Padre.

"Ficamos monitorando para verificar se o tubarão está em uma posição que o surfista corre o risco de cair em cima dele. Se o tubarão está circulando ali na área de competição e o atleta acabar caindo, o animal pode se assustar e morder", conta Fabio. "Se não existir esse risco deixamos o animal passar".

AE