person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Uefa estabelece prazo para federações definirem futuro de competições

Classificados para torneios europeus devem ser definidos até maio

Prazo foi anunciado pelo presidente da entidade, Aleksander Ceferin, em carta enviada às 55 federações | Foto: Uefa / Twitter / Divulgação / CP

O futebol parou em todas as principais ligas da Europa e nenhuma ainda retornou. Contudo, a Uefa (entidade máxima do futebol europeu) quer começar a planejar as competições de clubes da próxima temporada.

Em uma carta enviada às 55 federações da Uefa, o presidente da entidade, o esloveno Aleksander Ceferin, afirmou que qualquer liga que cancelasse sua temporada precisaria definir, até o dia 25 maio, as equipes classificadas para a próxima edição das competições de clubes continentais.

O esporte foi interrompido pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com a disputa da Eurocopa de 2020 adiada para o próximo ano, e as ligas nacionais e as competições continentais de clubes permanecendo em compasso de espera.

A Uefa deixou claro que deseja que suas federações-membro completem suas temporadas domésticas no lugar de abandoná-las. Também espera terminar a disputa da Liga dos Campeões e da Liga da Europa.

Enquanto os organizadores de competições como o Campeonato Alemão, o Campeonato Italiano e o Campeonato Inglês afirmam querer completar a temporada, a Federação Holandesa decidiu interromper sua temporada na última sexta e anunciou que não haveria campeão, rebaixamentos ou promoções (decisão muito criticada por alguns que participam do torneio).

Mais cedo, ainda manhã de hoje, a Uefa anunciou a liberação de 236,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,4 bilhão) a federações associadas para enfrentar a crise causada pela Covid-19. Cada um dos 55 membros receberá 4,3 milhões de euros, o que representa cerca de R$ 26,3 milhões.

Agência Brasil e Correio do Povo