person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Uefa planeja fim da Champions em 3 de agosto

Presidente da entidade diz que entidade estuda possibilidades para a temporada

Uefa pensa até em realizar mudanças no formato das quartas e semifinais da Liga dos Campeões | Foto: Fabrice Cofrrini / AFP / CP

A Uefa trabalha com diversas possibilidades para poder concluir o calendário da temporada, no momento paralisada devido à pandemia do novo coronavírus. De acordo com o presidente da entidade, Aleksander Ceferin, a intenção é terminar os torneios, incluindo a Liga dos Campeões, até 3 de agosto, caso a Covid-19 tenha parado de se espalhar no continente europeu.

Para isso, a Uefa pensa até em realizar mudanças no formato das quartas e semifinais da Liga dos Campeões, que poderiam vir a ser em jogo único em campo neutro; ou mesmo em usar ter partidas nos mesmo dias dos campeonatos nacionais. “Podemos jogar com o sistema atual ou fazer uma partida com sorteio para jogar em casa, fora ou campo neutro. Mas agora é só teoria. Em 3 de agosto deve se estar encerrada a Liga dos Campeões, é uma situação extraordinária. Podemos jogar nas mesmas datas dos campeonatos locais, na mesma hora, deveremos ser flexíveis”, afirmou.

Ceferin, no entanto, ressaltou que as partidas só serão realizadas caso não haja risco nenhum risco para a saúde dos atletas. Assim, seria necessária liberação completa do departamento médico dos clubes e sob a responsabilidade dos governos nacionais de cada país. “Se for seguro e não tendo perigo, não vejo problema para o futebol voltar. O esporte traz energia, necessitamos do esporte”, disse.

“O futebol é uma indústria séria e que se importa com as pessoas. As grandes estrelas do momento são os médicos e enfermeiras. Se as autoridades nos permitirem, podemos fazer. Dependemos dos governos nacionais. De todas as formas, é melhor com portões fechados e com televisão, o futebol é o que as pessoas querem”, analisou o dirigente esloveno.

Além da paralisação da Liga dos Campeões, a Uefa também alterou a data do seu principal torneio de seleções, a Eurocopa, que será disputado em 2021 e não mais este ano.

Correio do Povo