person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Van Gaal volta a ser técnico da seleção holandesa

Será a terceira passagem do treinador pela equipe

| Foto: Adrian Dennis / AFP / CP

Louis Van Gaal, de 69 anos, está de volta ao comando da seleção holandesa até 2022, visando a Copa do Mundo do Catar, anunciou a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) nesta quarta-feira. Será a terceira passagem de Van Gaal à frente da seleção, depois de quatro anos aposentado em Portugal.

A volta de Van Gaal ocorre após a saída de Frank de Boer no final de junho, depois da eliminação da Holanda nas oitavas de final da Eurocopa contra a República Tcheca. "O futebol holandês sempre foi muito querido para mim", disse van Gaal, antes de destacar que é uma "honra" treinar a seleção nacional, que ele espera "fazer progredir", em um comunicado divulgado pela KNVB. 

Seus assistentes serão Danny Blind, Henk Fraser e Frans Hoek, este último mais especificamente ligado aos goleiros, disse a Federação. A KNVB indicou que estava à procura de um treinador com "qualidades excepcionais" para devolver o brilho à seleção holandesa "com o mínimo de preparação" antes do Mundial.

"Com a sua experiência e os seus resultados no mais alto nível, acreditamos ter encontrado este treinador em Louis van Gaal", comemorou Nico-Jan Hoogma, diretor da Federação. A próxima partida da seleção holandesa está marcada para 1º de setembro contra a Noruega, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

A equipe precisa se acertar após a derrota por 4 a 2 para a Turquia se quiser continuar na corrida para ir ao Mundial do Catar. A seleção holandesa não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo em 2002, durante a primeira passagem de van Gaal como técnico, antes de experimentar um maior sucesso em sua segunda passagem em 2014.

Nessa segunda fase de Van Gaal no comando da equipe, a Holanda ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo no Brasil. Depois, ele treinou o Manchester United, mas foi demitido dois dias após sua vitória na Copa da Inglaterra de 2016. Em janeiro de 2017, Louis Van Gaal, que já foi técnico também do Barcelona e do Bayern de Munique, anunciou sua aposentadoria.

AFP