person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Webber vence GP do Brasil e Button leva o mundial

Barrichello termina a prova na oitava posição e dá adeus ao título

Webber vence GP do Brasil e Button (D) é campeão Mundial de Fórmula-1 | Foto: Mauricio Lima/AFP
Pelo segundo ano consecutivo, o Grande Prêmio do Brasil determinou o campeão Mundial de Fórmula-1. O inglês Jenson Button, da Brawn GP, terminou a prova na quinta posição e levou o título de 2009 antecipado. Mark Webber, da Red Bull, venceu a corrida e Rubens Barrichello ficou apenas no oitavo lugar.

Completaram o pódio Robert Kubica, da BMW Sauber e Lewis Hamilton, da Mc Laren. O alemão Sebastian Vettel, também da RBR, que largou na 15ª posição, conseguiu o quarto lugar. A Brawn GP comemorou o título do Mundial de Construtores.

A chuva deu trégua neste domingo, mas a largada começou quente. Barrichello manteve a ponta e alguns segundos depois vários carros se bateram na pista. Heikki Kovalainen, da McLaren, se enroscou com Giancarlo Fisichella, da Ferrari. Depois, Adrian Sutil, da Force India, bateu em Jarno Trulli, da Toyota e, quando voltou à pista, também acertou a Renault de Fernando Alonso, que abandonou a prova.

A corrida se encaminhava bem para Rubinho, apesar de Button ter ganhado várias posições durante a prova. Mas o brasileiro não conseguiu sustentar o bom ritmo do início e na 22ª volta, perdeu a liderança, depois de fazer a primeira parada nos boxes.

Na 63ª volta o pneu de Rubinho furou e o obrigou a fazer nova parada. O brasileiro voltou na oitava posição e viu o título escapar de duas mãos. Webber cruzou a linha de chegada em primeiro e recebeu a bandeirada de Felipe Massa. Button chegou em quinto, com os punhos cerrados, vibrando com a conquista e cantando "We Are The Champions". Para a decisão do título, Abu-Dhabi virou apenas uma corrida amistosa.

Correio do Povo