person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Apple vendeu menos iPhones, mas novos produtos cresceram

Gigante tecnológica relatou uma queda de 16% em seus lucros trimestrais

Após o informe, as ações da Apple subiram mais de 5% nas transações posteriores no fechamento dos mercados | Foto: Lionel Bonaventure / AFP / CP

A Apple anunciou que seus lucros no último trimestre caíram por vendas menores de seus iPhones, mas o resultado de novos produtos e serviços superou expectativas, fazendo suas ações subirem. A gigante tecnológica relatou uma queda de 16% em seus lucros trimestrais, que foram de 11,6 bilhões de dólares. O volume de receitas caiu 5%, a 58 bilhões de dólares no segundo trimestre concluído em 30 de março.

Após o informe dessa terça, as ações da Apple subiram mais de 5% nas transações posteriores no fechamento dos mercados, já que os resultados dos novos produtos e serviços foram melhores do que o esperado. "O resultado de nosso trimestre mostrou a força persistente de nossa base de mais de 1,4 bilhão de aparelhos ativos, enquanto tivemos um recorde absoluto em serviços e o sólido impulso nas áreas de artigos wearable (como relógios inteligentes), domésticos e acessórios", disse o diretor-executivo da Apple, Tim Cook.

Cook informou que o tablet iPad teve seu maior crescimento em seis anos e disse estar entusiasmado pelas inovações em aparelhos, softwares e serviços. A Apple luta para desenvolver novas fontes de receitas em meio à crescente concorrência no mercado de aparelhos de telefonia móvel, que foi tradicionalmente o motor dos lucros do grupo.

No primeiro trimestre deste ano, as receitas com as vendas de iPhone caíram 17%, a 31 bilhões de dólares. A Apple deixou de informar a quantidade de aparelhos vendidos. Contudo, a receita com serviços aumentou 16%, a 11 bilhões de dólares, graças a aumentos nos serviços de música, Apple Pay e outros produtos.

Nesta quarta, os principais índices da Bolsa de Nova York subiam na abertura, impulsionados pelo salto da Apple e números animadores sobre o emprego nos Estados Unidos. O Dow Jones subia 0,19% e o Nasdaq, 0,46%, após fechar na terça-feira sem uma tendência definida, em um dia em que os investidores ponderaram, entre outros, os decepcionantes resultados da controladora do Google, Alphabet.

AFP