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Especial

Facebook estreia 'áudio ao vivo' e podcasts nos EUA

O lançamento ocorre no contexto de interesse dos usuários em redes sociais baseadas em áudios

| Foto: Firmebee / Pixabay / CP

O Facebook começou, nesta segunda-feira (21), a implementar seu serviço para pessoas que buscam conexões baseadas no formato de áudio, em um desafio direto à emergente plataforma social Clubhouse. As "salas de áudio ao vivo" permitirão aos usuários da rede social ouvirem e, em determinadas ocasiões, participarem de conversas protagonizadas por celebridades e "influencers" ou criarem uma arrecadação de fundos na plataforma.

As novas funções de áudio "te permitem descobrir, ouvir e se unir a conversas ao vivo com figuras públicas, especialistas e outras pessoas sobre assuntos que te interessam. As figuras públicas podem convidar amigos, seguidores, figuras públicas verificadas ou qualquer ouvinte da sala para ser um orador. O anfitrião pode convidar os oradores com antecedência ou durante a conversa. Pode haver até 50 oradores, e não há limite para o número de ouvintes", disse Fidji Simo, responsável do aplicativo do Facebook.

O Facebook recorreu a várias celebridades para seu lançamento de áudio, como o rapper D Smoke e o ativista dos direitos civis DeRay Mckesson.

Momento atual

O lançamento segue uma onda de interesse nas redes sociais baseadas no áudio e no crescimento do Clubhouse, que atraiu cerca de 10 milhões de usuários desde seu lançamento no ano passado. O Twitter e Spotify também lançaram seus serviços de áudio ao vivo.

O Facebook anunciou que também vai começar a oferecer podcasts nos Estados Unidos, disponíveis diretamente no aplicativo.

A nova funcionalidade chega em um momento em que o Facebook e outros gigantes da tecnologia americanos estão sendo submetidos a uma grande investigação pelo seu crescente domínio nos setores econômicos importantes, e a um impulso legislativo que poderia levar à dissolução de alguns dos gigantes.

AFP