person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Foguete russo lança 34 satélites da operadora britânica OneWeb

Com os equipamentos, a rede da operadora britânica dispõe agora de 288 satélites em órbita

Foguete russo Soyuz lançou 34 novos satélites da operadora britânica OneWeb | Foto: Roscosmos / Divulgação / CP

Um foguete russo Soyuz, operado pelo europeu Arianespace, lançou na madrugada de sábado para domingo 34 novos satélites da operadora britânica OneWeb, que implanta uma constelação para fornecer Internet de alta velocidade em todo o mundo. O foguete decolou "com sucesso" às 19h13min (horário de Brasília) de sábado no cosmódromo russo de Baikonur no Cazaquistão, informou um comunicado da Agência Espacial Russa (Roscosmos).

Este é o quinto lançamento de satélites OneWeb este ano. Com esses 34 satélites, OneWeb dispõe agora de 288 satélites em órbita.

OneWeb, propriedade do governo britânico junto com a indiana Bharti, planeja lançar uma internet mundial até o final de 2022 com uma rede de 650 satélites. Em setembro de 2020, OneWeb e Arianespace assinaram um contrato pelo qual o grupo europeu lançará até dezembro de 2022 os satélites que faltam para completar a constelação.

Atualmente há vários projetos de constelação de satélites para uma internet global. O bilionário americano Elon Musk, fundador da empresa espacial SpaceX, já colocou em órbita mais de 1.500 satélites de sua rede Starlink. O fundador da Amazon, o também americano Jeff Bezos, tem um projeto parecido chamado Kuiper.

AFP