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Google obtém bilhões de dólares de sites de notícias, segundo estudo Washington

De acordo com pesquisa, gigante da Internet tem mantido relação desleal com as plataformas

| Foto: Lionel Bonaventure / AFP / CP Memória

O Google embolsou cerca de 4,7 bilhões de dólares em 2018 graças aos sites de notícias, mas sem compensá-los, destaca um estudo patrocinado pela indústria de meios de comunicação dos Estados Unidos publicado nesta segunda-feira. O material, preparado pela News Media Alliance, retoma os argumentos do setor sobre o Google e outros gigantes on-line prejudicarem a mídia tradicional ao dominar o ecossistema de notícias da internet e a receita de anúncios gerados por ele.

O relatório diz que o Google tem monetizado cada vez mais conteúdos de notícias, ao mesmo tempo em que trabalha para manter os consumidores em seu ecossistema e que as buscas de notícias ajudam o gigante da Internet a coletar dados de seus usuários para ajudar a adaptar seus outros produtos.

O texto deve ser apresentado esta semana em uma audiência do Congresso sobre violações da lei antitruste por empresas de alta tecnologia e em apoio à legislação que permitiria aos veículos de mídia obter isenções da lei antitruste para negociar receitas digitais.

O Google questionou o estudo, assim como alguns analistas. "Esses cálculos são imprecisos, como vários especialistas apontam", disse um porta-voz do Google. "O estudo ignora o valor que o Google proporciona. Todos os meses, o Google News e Google Search redirecionam mais de 10 bilhões de cliques para os sites dos editores e geram assinaturas e receitas significativas de publicidade", acrescentou.

Outros analistas também expressaram ceticismo quanto aos métodos e conclusões do estudo realizado pelo grupo de mídia, anteriormente conhecido como Associação de Jornais dos Estados Unidos.

AFP