person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Homem ou máquina? Fantasia de robô engana plateia na Rússia

Boris foi apresentado em feira como robô humanoide capaz de dançar | Foto: Reprodução / R7 / CP


Boris foi apresentado em uma feira de tecnologia na Rússia como um robô humanoide que poderia interagir com as pessoas respondendo perguntas e até dançar. Porém, as imagens de uma TV estatal que cobria o evento revelaram o segredo por trás da máquina. Durante a feira, o simpático robô subiu ao palco para interagir com o público e dançar ao lado de dois apresentadores da atração.

Assim que a música começou a tocar, o robô executou diversos passos de dança acompanhando a música e até copiado os movimentos de quem estava no palco. O público que assistia à apresentação era formado basicamente por jovens e muitos chegaram a dançar junto imitando os movimentos. Fora do palco, o suposto robô fazia sucesso nos corredores da feira e muitas pessoas tiravam foto ou tentava interagir com a novidade.

A rede de TV russa levou Boris ao estúdio para uma participação especial e, claro, que o robô teve que dançar assim como em suas outras apresentações. Novamente, os movimentos foram executados com perfeição, inclusive o salto em um pé só com os braços balançando. Essa dancinha faz muito sucesso na internet. Não demorou muito para surgirem especulações sobre o robô e uma análise mais cuidadosa das imagens da TV encontrou uma pista de que algo estava errado.

Em uma das imagens, é possível ver um pedaço do pescoço de uma pessoa. Ou seja, Boris nada mais era do que uma boa fantasia e não uma máquina desenvolvida com tecnologia de ponta. A agência MBH Media publicou no Twitter a foto de uma pessoa usando a fantasia, mas sem a parte que cobre a cabeça. A fantasia de robô foi criada pela empresa Show Robot e o nome verdadeiro é Alyosha. O produto não é nada tecnológico e pode ser comprado por cerca de R$ 15 mil.

* Fonte: R7