person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

James Webb: Nasa divulga as primeiras imagens de Marte feitas pelo telescópio

Imagens e espectros ajudam especialistas no estudo de fenômenos de curto prazo como tempestades de poeira, padrões climáticos, mudanças sazonais

| Foto: ESA / Divulgação / CP

As primeiras imagens e espectros de Marte feitas pelo teloscópio James Webb, em 5 de setembro, foram divulgadas pela Nasa e pela ESA, agências espaciais dos Estados Unidos e Europa, nesta segunda-feira. Com um posto de observação exclusivo, a cerca de 1,5 milhão de quilômetros de distância, o telescópio forneceu uma visão do disco observável de Marte (a parte do lado iluminado pelo sol que está de frente para o telescópio).

"Como resultado, o Webb pode capturar imagens e espectros com a resolução espectral necessária para estudar fenômenos de curto prazo como tempestades de poeira, padrões climáticos, mudanças sazonais e, em uma única observação, processos que ocorrem em diferentes momentos (dia, pôr do sol e noite) de um dia marciano", destacou a ESA em seu site. 

As primeiras imagens de Webb de Marte mostram uma região do hemisfério oriental do planeta em dois comprimentos de onda diferentes, ou cores de luz infravermelha. Esta imagem mostra um mapa de referência de superfície da NASA e o Mars Orbiter Laser Altimeter (MOLA) à esquerda, com os dois campos de visão do instrumento Webb NIRCam sobrepostos. As imagens de infravermelho próximo do Webb são mostradas à direita.

Foto: ESA / Divulgação / CP

No futuro, o Webb usará essas imagens e dados espectroscópicos para explorar as diferenças regionais em todo o planeta e procurar espécies-traço na atmosfera, incluindo metano e cloreto de hidrogênio.

Foto: ESA / Divulgação / CP

Correio do Povo