person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Nova versão do mapa da Via Láctea traz informações sobre quase dois bilhões de estrelas

Catálogo atualizado revelou dados sobre composição, temperatura, idade e massa de objetos celestes

| Foto: EUROPEAN SPACE AGENCY / AFP / CP

A missão Gaia apresentou nesta segunda-feira uma nova versão de um catálogo detalhado sobre o mapa da Via Láctea. De acordo com dados obtidos pelo observatório da Agência Espacial Europeia (ESA), a terceira edição do relatório mostra detalhes sobre quase dois bilhões de estrelas. 

O mapa ainda revela novas informações sobre a composição, temperatura, idade e massa dessas estrelas. No catálogo ainda constam objetos celestes binários, galáxias, quasares e luas. Isso ajudará astrônomos a reconstituir a estrutura da galáxia que conhecemos. 

A missão Gaia foi lançada há nove anos, em 2013, com a intenção de criar um mapa tridimensional da Via Láctea e, a partir disso, revelar sua composição, formação e evolução. Os dados mais recentes da iniciativa envolvem o maior mapa da composição química da galáxia. O trabalho indicou que algumas estrelas da Via Láctea são formadas por material primordial. 

Outras, como o Sol, são formadas por matéria enriquecida por gerações estelares anteriores. Já as estrelas mais próximas do centro e plano da Via Láctea são mais ricas em metais que aquelas mais distantes; com a composição química, a Gaia identificou estrelas “estrangeiras”, vinda de outras galáxias. "Nossa galáxia é um lindo caldeirão de estrelas", disse Alejandra Recio-Blanco, da colaboração da missão.

No catálogo ainda constam objetos celestes binários / Foto: EUROPEAN SPACE AGENCY / AFP / CP 

 

Missão Gaia revelou hoje detalhes de quase dois bilhões de estrelas / Foto: EUROPEAN SPACE AGENCY / AFP / CP 

 

 

 

 

 

Correio do Povo