person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

"Nunca vivi nada como isso na minha vida", diz Shatner após voltar de nova missão da Blue Origin

Lançamento de foguete foi bem sucedido

| Foto: Blue Origin / Youtube / CP

O ator William Shatner, ainda durante o retorno da Blue Origin do espaço, não conseguiu esconder a perplexidade ao participar da missão espacial. "Eu nunca vivi nada como isso na minha vida", disse aos companheiros de tripulação em um áudio para a torre de controle. O lançamento e o retorno da New Shepard foram bem sucedidos nesta quarta-feira nos Estados Unidos. 

Depois, já em Terra, Shatner enfatizou a sua visão da curta viagem ao espaço. "É uma experiência muito emocional. Num momento você está no conforto da Terra e de repente você é levado lá em cima, para uma escuridão total. Isso seria a morte? É mais profunda experiência da minha vida", afirmou aos prantos em frente ao empresário Jeff Bezos. 

Shatner, de 90 anos, que interpretou o capitão Kirk em Star Trek, e se tornou o homem mais velho a ir até o limite da atmosfera terrestre. O lançamento foi transmitido pelo canal no YouTube da empresa e contou com mais de 230 mil pessoas do mundo todo acompanhando a contagem regressiva. Do momento em que os propulsores foram acionados até a nave retornar para o solo levou 10 minutos.

A cápsula se despredeu do propulsor após cruzar a linha de Kármán, que fica a 100 quilômetros de altitude, desse momento em diantes, todos puderam soltar os cintos e aproveitar os momentos de descontração enquanto flutuavam.

Após o pouso no deserto do Texas, foi possível ver todos os tripulantes fazendo o sinal de que estava tudo ok pelas janelas. Bezos acompanhou o resgate e fez questão de abrir a cápsula. Ele estava tão vibrante quanto aqueles que estavam retornando do espaço. Audrey Powers foi a primeira a desembarcar da New Shepard e na sequência surgiu Shatner, que foi recepcionado por Bezos.

Assim como no último lançamento, o propulsor retornou ao solo em segurança como planejado pelos engenheiros da Blue Origin. Levou pouco mais de sete minutos até o equipamento pousar no exato local demarcado no deserto do Texas, nos EUA. O voo inaugural da Blue Origin ocorreu no dia 20 de julho deste ano e Bezos estava entre os tripulantes. Esse lançamento marcou também a vida de Wally Funk, de 82 anos, que se tornou a mulher mais velha a ir ao espaço. Ela chegou a fazer o treinamento pela Nasa, agência espacial norte-americana, na década de 1960, mas não participou de nenhuma missão.

O turismo espacial é um mercado novo que está sendo disputado por outras duas empresas: a SpaceX, de Elon Musk, e a Virgin Galactic Holdings, de Richard Branson. Em 11 de julho, Branson fez história ao realizar o primeiro voo e, assim,  oficializar a corrida espacial dos magnatas.

Correio do Povo e R7