person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

O que define o sucesso de uma startup early stage?

Painel na South Summit 2024 abordou sobre investimentos Anjo e University Seedcap para Startups

Painel na South Summit 2024 abordou sobre investimentos Anjo e University Seedcap para Startups | Foto: Lucas Keske / Especial / CP

Em palestra no South Summit 2024, o setor Innovation RS foi palco de uma discussão sobre as estratégias para o sucesso das startups que estão começando, o chamado early stage. De acordo com os palestrantes, os dois principais tipos de investimento para esse estágio são o investimento anjo, quando um investidor aporta dinheiro diretamente na empresa, assim como passa a acompanhar e aconselhar o negócio.

Neste modelo, o presidente da Pradotec, Carlos Johannpeter, afirma que das cerca de 10 mil startups com que trabalhou em 20 anos, apenas 97 foram investidas. “É um filtro muito curto”, explica.

Carlos acrescentou que, em sua opinião, sempre por trás das startups que vigoram há uma grande rede de investidores anjos que fazem parte do smart money. Esse conceito envolve que o investidor aporte mais do que dinheiro na ideia da empresa, também passando a ajudar com suas experiências e conhecimento de negócios.

“Ninguém inova sozinho, precisa ser construído um ecossistema que conecte as pessoas interessadas”, explica.

Além do Investimento Anjo, o modelo University Seedcap foi citado pelo diretor executivo da Marcha Participações, Ernani Neto, que consiste na incubação de ideias promissoras que surgem em meio a universidades, e que usam de suas estruturas e acadêmicos para troca de ideias e experiências sobre negócios. “Mais importante que o dinheiro no early stage é o smart money que ajuda o empreendedor a saber usar o recurso com sabedoria”, disse Ernani.

Lucas Keske