person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sonda europeia Juice decola em direção a Júpiter e suas luas geladas

Missão procurará ambientes favoráveis a formas de vida extraterrestre

| Foto: Jody Amiet / AFP / CP

A sonda espacial europeia Juice foi lançada nesta sexta-feira, a bordo de um foguete Ariane 5, rumo a Júpiter e às suas luas geladas com a missão de procurar ambientes favoráveis a formas de vida extraterrestre. O foguete decolou do centro espacial europeu em Kourou, na Guiana Francesa, às 12h14min GMT (09h14min no horário de Brasília), 24 horas depois de seu lançamento ter sido adiado devido ao risco de tempestades. A sua trajetória é "nominal", ou seja, de acordo com o que se espera, segundo as equipes no terreno.

A sonda se separou com sucesso do foguete, conforme estava previsto, 27 minutos depois do lançamento. A missão de Ariane 5 "é um sucesso", declarou o presidente da Arianespace, Stéphane Israël. O primeiro destino é a Lua, depois Vênus (2025), posteriormente a Terra novamente (2029), que a ajudará a dar o empurrão final para Júpiter e seus satélites naturais, descobertos por Galileu Galilei há 400 anos. Ao passar por Vênus, a sonda enfrentará temperaturas de 250ºC e quando chegar a Júpiter, de -230ºC, "uma diferença enorme", alerta Carole Larigauderie, do Centro Nacional Francês de Estudos Espaciais (CNES). Para suportar esta diferença de temperaturas, o objeto espacial é coberto de várias camadas de material isolante.

Outro desafio da sonda será manter sua reserva energética em potência máxima, à medida que a luz solar no espaço é 25 vezes menor do que a recebida na Terra. Para isso, foram construídos 85 m2 de painéis solares em sua estrutura. Após uma parada perigosa, ela entrará na órbita de Júpiter para começar sua missão científica: inspecionar o planeta gigante e seus principais satélites, Io, Europa, Ganímedes e Calisto.

AFP