person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Água de açude em São Lourenço do Sul deve abastecer população por um mês

Estrutura para transpor água do açude da fazenda Capão do Engenho para o Arroio São Lourenço já está sendo montada

A água do açude foi doada pelos proprietários ao município. | Foto: PMSLS / Divulgação / CP

São Lourenço do Sul é mais um município que sofre com a falta de chuvas, desde o final do ano passado. Uma solução emergencial para a falta de água deve começar a funcionar a partir da próxima segunda-feira. Já está sendo montada a estrutura para transpor água do açude da fazenda Capão do Engenho para o Arroio São Lourenço.

Análises realizadas pela Corsan atestaram que a água é potável, portanto, pode ser transmitida para o arroio aonde fica a barragem que abastece o município que tem mais de 26 mil habitantes.

Conforme o prefeito Rudinei Harter, 100 famílias da zona rural estão sendo abastecidas por caminhões-pipa da Corsan. A água do açude foi doada pelos proprietários ao município. A medida tem por objetivo evitar o racionamento, aumentando o nível da barragem que está baixo devido à estiagem. “A barragem tem pouco mais de um metro e está 60 centímetros abaixo do nível normal. O açude irá nos garantir abastecimento por 30 dias. Depois, se não chover, vamos ter que pensar em outra solução”, projeta o prefeito.

Harter solicita que a população evite o desperdício, conforme o decreto que impede o uso de água para larvar calçadas, telhados e carros, por exemplos. Denúncias de desperdício de água podem ser feitas pelo telefone (53) 98424-1020.

Angélica Silveira