person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ações de conscientização e vacina: veja como foi celebrado os 251 anos de Porto Alegre na Redenção

Atividades ocorreram durante este domingo

Espaços estiveram abertos ao público no entorno do chafariz da Redenção, neste domingo. | Foto: Ricardo Giusti

Porto Alegre completou 251 anos com um aniversário repleto de atividades. O Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção, foi palco neste domingo de diversas atividades para o público que passeava pelo local. Em tendas instaladas no entorno do chafariz, a prefeitura ofertou serviços e informações sobre saúde, reciclagem, uso da água, cuidado animal, mobilidade urbana e segurança.

Uma das tendas que chamou a atenção do público foi a dividida pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). No local, uma caixa acrílica mostrava parte do lixo coletado nas bocas de lobo da cidade e os servidores convidavam a população a participar de uma atividade, deixando um material de plástico e ganhando uma ecobag.

“O plástico atrapalha muito os nossos rios, arroios e todo o processo que a gente tem para o tratamento da água”, explicou o assessor da diretoria do Dmae, Gustavo Brock. A aposentada Juraci Machado levou uma garrafinha de água vazia e saiu com o brinde. Ela se diz uma apoiadora da reciclagem. “Eu sou muito a favor, sempre faço. No meu prédio a gente tem a reciclagem e é muito importante”, contou. 

Enquanto as trocas de plástico por ecobags aconteciam de um lado do stand, do outro o sensibilizador ambiental do DMLU Edu Nunes questionava os visitantes que chegavam. “Tu recicla teu lixo?”. A pergunta era seguida pela  explicação da importância do ato. Segundo ele, Porto Alegre recicla, atualmente, 4,5% dos resíduos gerados, índice que poderia chegar a 23%. Para melhorar esse número, o DMLU expôs no local amostras de itens reciclados, como lã feita de garrafa pet, por exemplo. Foi a exposição que atraiu o profissional de obras vindo de Cidreira Félix Souza para a tenda. “A gente tem que fazer alguma coisa para que esse material não vá para a natureza, reutilizar ele”, avalia.

O espaço montado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também foi destaque, especialmente para as crianças e adolescentes. De forma lúdica, com miniaturas de placas e carrinhos, uma ação orientava sobre as regras de trânsito. Giovanna Pedroso dos Santos, de 12 anos, saiu do local com os aprendizados na ponta da língua. “Tem uma faixa branca que é até onde pode passar de carro e quando tiver motociclista, podem passar também”, detalhou. O diretor-presidente da (EPTC), Paulo Ramires, explicou que o foco é gerar empatia e responsabilidade nos jovens. “Também fazendo a parte da fiscalização, cobrando o pai, o irmão, a tia, o avô, para que eles também sigam as regras de trânsito”, disse.

As ações na Redenção contaram ainda com a tenda da Secretaria de Saúde da Capital, com vacinação bivalente contra Covid-19, orientação de prevenção sobre infecções sexualmente transmissíveis, oficinas e  aferição de sinais vitais. Equipes da prefeitura também orientaram sobre como baixar nos celulares o aplicativo do 156 e quais serviços públicos podem ser acionados pelo número. Orientações sobre o Castramóvel e bem-estar animal também foram ofertadas, além de entretenimento às crianças.

Kyane Sutelo