person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Acordo entre municípios garante UTI Móvel do SAMU na Costa Doce

Sete cidades fazem parte do tratado

Uma reunião realizada na prefeitura de Camaquã, nesta sexta-feira, selou um acordo entre prefeitos da região Sul e o governo para a implantação de uma Unidade SAMU de Suporte Avançado (UTI Móvel) para atender municípios da Costa Doce. Prefeitos e secretários acordaram garantir o custeio para implantação e manutenção do serviço de atendimento à população de sete municípios, possibilitando o transporte de pacientes em situação crítica para instituições de maior complexidade.

Estudo realizado pela prefeitura de Camaquã estima que serão necessários R$ 115 mil mensais para despesas com motorista, serviços médicos e de enfermagem, combustível e manutenção. Os municípios devem arcar com cerca de dois terços deste valor, ficando o restante a cargo do governo federal. Foi solicitado que o Estado passe a auxiliar neste custeio a partir de 2020. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, garantiu a realização de um estudo para tentar atender ao pedido no próximo ano, quando há perspectivas de melhoria na arrecadação.

A proposta foi bem recebida pelos representantes dos municípios. “Não podemos ficar de fora desta parceria”, disse o prefeito de Arambaré, Alaor Ribeiro. Além de Camaquã e Arambaré, integram o acordo os municípios de Chuvisca, Sentinela do Sul, Tapes, Cerro Grande do Sul e Sertão Santana. O veículo, equipado com aparelhos de alta tecnologia para o atendimento de casos mais graves, deve ser entregue pelo Estado no dia 14 de outubro, com assinatura do acordo.

Ascom SES