person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Aluguel de bicicletas ficará desativado por cerca de 60 dias em Pelotas

A medida será em necessária em uma função da reformulação do BikePel, sistema de aluguel compartilhado de bicicletas

| Foto: Vitor Barboza/ Serttel/ Divulgação/CP

Os usuários das bicicletas que fazem parte do Programa BikePel terão que arranjar outro meio de transporte e outra forma de fazer exercício físico nos próximos 60 dias. O sistema será suspenso e passará por uma reformulação nos próximos meses a partir desta sexta-feira.

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito fiscaliza o modal afirma que no período em que o sistema estiver desativado, a empresa responsável pelo serviço fará reformulações para tornar o projeto sustentável economicamente e modernizar a operação. Serão implantados o novo sistema de trava nas bikes, com a inclusão do cartão Smartcard.

A novidade facilitará o processo de liberação das bicicletas e possibilitará a distribuição prévia de créditos aos usuários e a integração com outros modais de transporte da cidade. “Ainda estamos em estudo como será feita a integração com o transporte coletivo. O principal objetivo é ampliar o número de usuários. Só era permitido para quem tem cartão de crédito”, explica o gerente de operações da Serttel, empresa responsável pelo BikePel, Vitor Barboza.

Entre as reformulações está a possibilidade de instalação de painéis digitais de publicidade, que também servirão como totens identificadores de estações e contribuirão para a viabilidade econômica do projeto. A frota de bicicletas será renovada e haverá a volta das cem unidades mínimas. Atualmente são 24 unidades, que estão distribuídas em 17 pontos. “A ideia inicial é que tenham 10 estações com o totem, mas poderá haver mais locais para os usuários retirar e entregar as bicicletas”, pondera.

O sistema funciona desde 2019. Neste período, mais de 20 mil pessoas se cadastraram no sistema. Ao todo foram realizadas mais de 173 mil viagens.

Angélica Silveira