person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Após oito meses, Santa Cruz do Sul conclui obras de reforma do Centro Materno Infantil

Atendimentos iniciam neste sábado, às 7h

Desde a inauguração, em 1999, esta é a primeira intervenção geral no prédio | Foto: Matheus Prestes / Divulgação / CP

A entrega da reforma do Centro Materno Infantil (Cemai) de Santa Cruz do Sul ocorre nesta sexta-feira, depois de quase oito meses desde o início das obras na estrutura, na travessa Vereador Walter Kern, ao lado da antiga Estação Férrea. O funcionamento do novo local iniciar-se-á no sábado, às 7h. Desde a inauguração, em 1999, esta é a primeira intervenção geral no prédio, com melhorias também em equipamentos e mobiliários, com o investimento de mais de R$ 1,9 milhão. Desde março, a maior parte dos atendimentos ocorria na rua Ernesto Alves, 128.

A reforma teve que ser suspensa temporariamente devio à pandemia, assim como a abertura do prédio, que estava prevista para a segunda quinzena de março. Entretanto, com a possibilidade de retomada, as equipes retornaram ao local nas últimas semanas para os acabamentos e instalação de mobílias e equipamentos. “Intensificamos os trabalhos nas últimas semanas, dentro do que é permitido pelo decreto, para entregar a obra”, disse o prefeito Telmo Kirst.

O secretário municipal de Saúde, Giovani Alles, explica que a abertura para a população ocorrerá no dia seguinte ao da entrega devido à necessidade de reforço na limpeza dos espaços, como prevenção à Covid-19. "Até a abertura oficial, às 7 horas de sábado, os atendimentos seguirão normalmente no atual prédio do Cemai", explica.

Alles pede ainda a compreensão da comunidade neste momento de pandemia. "Pedimos que somente aqueles que necessitem de atendimento de urgência e emergência procurem o serviço, pois estamos em meio a uma situação pandêmica".

O projeto do novo Cemai é da arquiteta Karianne Tadiel Pacheco. A estrutura foi transformada em um espaço mais acolhedor para bebês, crianças, gestantes e mães, com ambientes humanizados. Junto à sala de espera da pediatria foram instalados assentos adaptados para crianças e uma ampla área de recreação, o chamado Espaço Kids. Para a entrega, ele foi equipado conforme o projeto, com televisão, livros infantis, brinquedos, jogos pedagógicos, materiais de desenho e mesinhas para colorir, porém, parte dos acessórios serão retirados temporariamente em razão das medidas de prevenção à Covid-19.

Otto Tesche