person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Após problema em câmara fria, Santa Cruz pode ter perdido até 105 doses de vacina

Imunizantes estavam em equipamento que apresentou defeito; governo do Estado irá analisar

Santa Cruz aguarda parecer técnico do governo do Estado sobre imunizantes | Foto: Alina Souza

Por suspeita de problemas com as doses, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul suspendeu nesta segunda-feira a aplicação de vacinas contra a Covid-19 na unidade de saúde do bairro Arroio Grande. Um lote com 105 doses da Covishield e alguns imunizantes de rotina estavam em uma câmara fria que apresentou defeito, com oscilação de temperatura. O município encaminhou as ampolas para que o Estado avalie se ocorreu ou não quebra na eficácia do imunizante.

A diretora de ações especializadas em Saúde, Caren Picasso, informou que a Prefeitura acionou a fabricante da câmara fria para verificar o problema, pois a aquisição ocorreu há menos de três meses. Ela explicou que o equipamento tem um controle em relação à temperatura, acompanhado pelo computador, e desta forma é possível saber até mesmo quando a porta é aberta ou fechada. “Percebemos que ocorreu essa oscilação de temperatura que pode ter prejudicado a vacina”, disse.

Todas as 28 salas de vacinação do município de Santa Cruz do Sul foram equipadas com as câmaras, adquiridas pela Prefeitura. Caren Picasso ressalta que o problema não deveria ter ocorrido, pois os equipamentos têm no máximo três meses de uso e fazem um controle fidedigno da temperatura. Ainda não há previsão sobre o retorno da vacinação contra a Covid-19 na unidade de saúde.

Otto Tesche