person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Após restauração, Casarão dos Bina passará a ser espaço cultural permanente da cidade de Gravataí

Imóvel em estilo luso-açoriano está em obras desde 2022 e já tem 75% do projeto executado; expectativa é que os trabalhos sejam finalizados em junho

| Foto: Gilmar Souza / Prefeitura de Gravataí / CP

O histórico Casarão dos Bina, construído em 1882, está sendo restaurado pela Prefeitura de Gravataí. Com um investimento de R$ 1,8 milhão, a partir da conclusão das obras, prevista para junho deste ano, o local passará a ser utilizado como museu permanente e espaço de cultura, convivência e área para eventos. O prédio mais antigo do Município, construído em estilo arquitetônico luso-açoriano, está em obras desde 2022 e já tem 75% do projeto executado.

O restauro envolve a cobertura, a recuperação das paredes, a substituição do assoalho comprometido por cupins, reparo de infiltrações, renovação das redes hidráulica, elétrica, a construção de um deque e o paisagismo. “Gravataí fez um projeto de restauro de verdade, desde a concepção até a execução, respeitando todas as características do edifício. Na parte externa, estamos aplicando cal branco, como se fazia na época. As janelas serão na cor verde, como era”, conta o arquiteto Lucas Volpatto, da Studio1 Arquitetura, responsável pelo projeto de restauro.

O prédio ficará disponível para visitação também para pessoas com deficiência, pois ganhou rampas de acessibilidade. Também está sendo construído um deque para servir como minipalco, onde serão realizadas apresentações artísticas e culturais, além da criação de uma área de convivência. O projeto também contempla climatização de todo o espaço.

“O Casarão dos Bina será ressignificado após o restauro. É um imóvel fundamental para contar a história da nossa gente e que terá um novo uso para promover a cultura e a arte na nossa cidade. Será mais um local de convívio e integração para a comunidade de Gravataí. Isso reforça o nosso compromisso com a cultura e a memória do município”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

Fernanda Bassôa