person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Asfaltamento da ERS 591 gera mobilização na região Norte do Rio Grande do Sul

Prefeituras de Frederico Westphalen e Ametista do Sul preparam, em parceria com a URI, o projeto para as obras

Municípios reivindicam o asfaltamento de 11,5 km da estrada | Foto: Agostinho Piovesan / Especial / CP

A pavimentação asfáltica de 11,5 quilômetros da ERS 591, da cidade de Ametista do Sul até o distrito de Castelinho, em Frederico Westphalen, no Norte do Estado, é reivindicada por representantes do poder público, do comércio e da agricultura na região. Entre as justificativas da necessidade de pavimentação do trecho de chão batido está a urgência de melhorias para a estrutura de transporte da produção agropecuária. Além disso, o objetivo é garantir uma rodovia totalmente asfaltada até a BR 386, entre Frederico Westphalen e Ametista do Sul, a fim de facilitar a chegada de turistas para as centenas de garimpos de pedras ametistas, que atraem visitantes do Brasil e de outros países.

Segundo o prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, em parceria com o curso de Engenharia Civil da URI campus de Frederico Westphalen, está sendo elaborado o projeto para dar o encaminhamento visando à realização das obras. Conforme ele, assim que o material for concluído, será entregue ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). “Essa é uma reivindicação de muitos anos da comunidade regional, pois beneficiará dezenas de municípios do Norte do Estado”, destaca o prefeito. 

Conforme o engenheiro civil e professor da URI Wiliam Cadore, o projeto ainda não foi concluído devido à complexidade. Ele informou que a elaboração mobiliza equipe formada por três professores, seis alunos e alguns voluntários. O projeto refere-se à geotecnia, geometria, infraestrutura, superestrutura e ao orçamento. Na mesma rodovia estadual, uma ponte foi construída sobre o Rio da Várzea entre Frederico Westphalen e Ametista do Sul. No projeto, é reivindicada também a conclusão das cabeceiras. O Daer informou que aguarda o projeto que está sendo elaborado pela equipe da URI em parceria com as prefeituras para dar andamento aos trâmites visando garantir os recursos para a execução da obra.

Agostinho Piovesan