person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Associação do Vale do Sinos aguarda resposta sobre reconsideração da bandeira vermelha

Documento foi enviado ao governo do Estado para avaliação

Será definido hoje se o pedido de reconsideração à classificação de bandeira vermelha, enviado ao governo do Estado pela Associação de Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) será aceito ou não. Segundo a presidente da associação e também prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, o documento argumenta que parte do aumento de leitos ocupados de UTI não se deve à Covid-19, e que a proporção entre leitos disponíveis e internações é semelhante àquela de quando a região se encontrava em bandeira laranja.

A situação mais preocupante envolve as aulas presenciais. "O que nós estamos vendo junto aos prefeitos e prefeitas, e a grande maioria concordou, é em relação às escolas que fizeram seus retornos às aulas presenciais seguindo todos os protocolos de distanciamento controlado, pois ao nosso entendimento não é possível ter tido toda uma adaptação dos alunos, professores das escolas que deverão retornar para casa", explica, lembrando que o decreto estadual previa que as aulas presenciais não fossem mantidas em caso de duas semanas consecutivas na cor vermelha.

Os principais serviços e atividades comerciais não serão afetados mesmo se a região seguir em bandeira vermelha, por conta do sistema de cogestão adotado na Região Novo Hamburgo, que dita regras equivalentes à de bandeira laranja mesmo em bandeira vermelha. Isso inclui lojas e restaurantes.

Stephany Sander