person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Atendimentos oncológicos de Campo Bom aumentam cinco vezes com troca de hospital referência

Em um mês, consultas agendadas saltaram de dez para 57

| Foto: Prefeitura de Campo Bom / Divulgação / CP

A troca de referência dos atendimentos oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) para Taquara já traz bons resultados para Campo Bom. A mudança resultou em 57 agendamentos de consultas para pacientes da cidade no intervalo de um mês. Antes, no Hospital Regina, de Novo Hamburgo, o município tinha direito a apenas dez atendimentos por mês. Anunciada pelo Ministério Público em dezembro, o novo formato teve seu primeiro atendimento no dia 14 do mesmo mês.

A última das consultas já agendadas está marcada para o dia 13 de janeiro de 2022. Para o prefeito Luciano Orsi, os números comprovam o êxito da mudança. “O esforço da administração municipal para que houvesse a troca de referência sempre foi no sentido de beneficiar a população e agora pacientes que há meses aguardavam atendimento iniciam seus tratamentos”, afirma.

O secretário de Saúde João Paulo Berkembrock observa que a oferta de atendimentos era insustentável. “A fila aumentava e a oferta se mantinha estagnada, mas os pacientes com câncer não podem esperar", destaca.

Fernanda Bassôa