person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Aumenta o número de famílias que recebem água por carros pipa em Santa Maria

Falta de água para o consumo humano está afetando oito distritos e famílias de três bairros

Em cinco dias, aumentou de 17 para 49 os pontos de distribuição de água por meio de carro pipa | Foto: João Vilnei / Especial / CP

Em Santa Maria, região Centro do Estado, o cenário é de alerta no que diz respeito a estiagem. A falta de água para o consumo humano está afetando oito distritos e famílias de três bairros.

Conforme Jesabel Pretto, que está respondendo pela Superintendência da Defesa Civil do município, nos últimos dias a preocupação com a falta de água para o consumo humano aumentou significativamente. Em cinco dias, aumentou de 17 para 49 os pontos de distribuição de água para o interior do município por meio de carro pipa. "A maior preocupação é com o interior do município”, destaca Jesabel. Na área urbana, duas famílias estão sendo abastecidas na localidade de Pé de Platano, bairro São José, e uma no bairro Camobi.

O chefe de gabinete da prefeitura, Alexandre Lima, informou que existe uma força tarefa envolvendo prefeitura, Defesa Civil, Corsan e UFSM para que a situação seja contornada. O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, afirmou que um programa emergencial, tendo como foco a construção de bebedouros e micro- açudes, deverá iniciar na próxima semana com o objetivo de promover ações de irrigação em lavouras de pequenas propriedades e pomares.

Renato Oliveira