person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Autorizada construção da sede do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual em Gravataí

Obra tem previsão de entrega de cinco meses

| Foto: Douglas Rosa / Prefeitura de Gravataí / CP

O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, assinou na quinta-feira (13) a ordem de início para a construção da nova sede do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual. A obra, que tem previsão de entrega de cinco meses, será executada com recurso financiado pelo município e construída ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na parada 74. “Essa obra é de fundamental importância para a cidade e para a garantia de direitos, especialmente, das crianças e dos adolescentes, que aparecem em primeiro lugar nas estatísticas de violência”, disse o prefeito. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, era sabido da necessidade de haver uma readequação do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual. “O governo reconhece a importância de melhor estruturarmos e qualificarmos o Centro, para que esse serviço funcione, da melhor maneira possível, em um local adequado.” 

 O secretário lembrou que Gravataí, recentemente, foi destaque no ranking do Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que serve como parâmetro para o financiamento das ações na área da Atenção Básica, a partir de sete indicadores estabelecidos. Entre as dez maiores cidades do Rio Grande do Sul, o município obteve o melhor Índice Sintético Final (ISF). “Melhorar a estrutura do Centro era uma reivindicação antiga dos conselheiros tutelares. Essa obra vai justamente ao encontro disso, onde vamos promover uma qualificação aos servidores e às pessoas que precisam. Percebemos um aumento no número de casos de violência sexual. Então, existe o problema e temos que combatê-lo”, salientou o vice-prefeito Dr. Levi Melo. 

A equipe do serviço às vítimas de violência sexual é composta por diversos profissionais, sendo um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um farmacêutico. Além disso, dois psicólogos, um assistente social e um assistente administrativo compõem a equipe do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual. 

Fernanda Bassôa