person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Avança implantação efetiva da Região Metropolitana da Serra

Grupo reúne 14 municípios da Serra gaúcha

Grupo reúne 14 municípios da Serra gaúcha | Foto: Bibiana Ribeiro Mendes / Divulgação / CP

A implantação efetiva da Região Metroplitana da Serra Gaúcha voltou a ser debatida por lideranças  de Caxias do Sul. A região  foi criada por lei estadual em 2013. Em reunião realizada na semana passada com o superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Rodrigo Schnitzler, a prefeitura Municipal de Caxias do Sul  fez os primeiros encaminhamentos para a implantação do organismo, que reúne 14 municípios da Serra. Caxias agregou-se oficialmente ao grupo há cerca de um ano.

Durante a reunião realizada na última quinta-feira, que  teve as presenças da vice-prefeita, Paula Ioris, da secretária de Governo, Grégora Fortuna, e do coordenador da Assessoria de Relações Comunitárias, José Oltramari, foram avaliados instrumentos para operacionalizar o processo de implementação da governança do organismo.

O próximo movimento, que ocorrerá ainda neste mês, será a realização de uma rodada técnica virtual com as lideranças que já se envolveram na estruturação da Região visando ao alinhamento e planejamento da implantação efetiva. “A participação de Caxias do Sul é fundamental para o avanço do processo”, comentou o superintendente.

De acordo com a vice-prefeita Paula Ioris, o Município tratará o tema com a importância fundamental que ele tem para o desenvolvimento econômico e social da região. Para o superintendente, Rodrigo Schnitzler, a cidade terá papel de referência na implantação, de fato, da Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

Paula Ioris destacou ainda que, após a rodada técnica, será organizado um seminário com lideranças políticas, empresariais e comunitárias para debater a respeito da implantação. “Será fundamental a participação da comunidade neste processo. A Região Metropolitana repercutirá de forma positiva em todos os 14 municípios diretamente envolvidos e também nos demais, que formam a grande região da Serra Gaúcha”, assinalou.

Celso Sgorla