person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Banco de Alimentos de Caxias do Sul reforça pedido por doações

Doações podem ser feitas em todos os lugares onde há vacinação contra a Covid-19

De maio para junho de 2021, o volume de alimentos arrecadados em doações espontâneas despencou | Foto: Cristina Fabian Gregoletto / Divulgação / CP

O Banco de Alimentos, ligado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) de Caxias do Sul, está reforçando o pedido para que a comunidade doe gêneros alimentícios no momento em que for receber a vacina contra a Covid-19. A equipe da instituição enfrenta cada vez mais dificuldades para combater a fome que castiga muitas famílias no município. De maio para junho de 2021, o volume de alimentos arrecadados em doações espontâneas despencou de 1.570 kg para 660 kg.

De acordo com a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Smapa, Cristina Fabian Gregoletto, as doações podem ser feitas em todos os lugares onde a vacina é aplicada. O diretor-geral do Banco de Alimentos, Edson da Rosa, reitera o apelo à solidariedade. “A situação vem se agravando desde o início da pandemia. Necessitamos de praticamente todos os itens, com destaque para leite e açúcar. Apelamos à sensibilidade dos caxienses para seguir atendendo as 101 entidades cadastradas e cozinhas comunitárias. São cerca de 8.500 refeições por dia”, reforça.

Nas últimas semanas, doações de voluntários e ações de arrecadação ajudaram a amenizar a situação. Mas ainda não são suficientes. Durante a Semana de Caxias, em junho, a Smapa promoveu um Pedágio Solidário na Praça Dante, reunindo 500 kg em doações. Também em junho, agricultores da região doaram 2.700 quilos de moranga e 25 toneladas de cenouras. “A situação está bem difícil para muita gente, famílias que tiveram as dificuldades agravadas com a pandemia. Todo e qualquer alimento doado tem valor e ameniza o sofrimento destas pessoas”, lembra o titular da Smapa, Rudimar Menegotto.

Celso Sgorla